"Este trio anda há 15 anos a fazer comédia à medida do freguês" - DN

Os Com­me­dia a la Car­te es­tão no Te­a­tro Vil­la­ret, em Lis­boa, a fa­zer um es­pe­tá­cu­lo de du­as ho­ras qua­se to­do im­pro­vi­sa­do

Sa­bem qual é o som de três mil pes­so­as a dar uma gar­ga­lha­da ao mes­mo tem­po? Os Commedia a la Car­te sa­bem. Em fe­ve­rei­ro des­te ano, pa­ra as­si­na­lar os 15 anos de carrei­ra, de­ci­di­ram “co­me­ter a lou­cu­ra” de apre­sen­tar o seu es­pe­tá­cu­lo nos co­li­seus de Lis­boa e do Por­to. Os bi­lhe­tes es­go­ta­ram-se em se­ma­nas, an­tes se­quer de os cartazes te­rem si­do co­lo­ca­dos nas ru­as. De tal for­ma que os três hu­mo­ris­tas – Cé­sar Mou­rão, Ri­car­do Pe­res e Car­los M. Cu­nha – de­ci­di­ram não fa­zer car­ta­zes e ofe­re­ce­ram o es­pa­ço pu­bli­ci­tá­rio, que já es­ta­va pa­go, a um pro­je­to de so­li­da­ri­e­da­de. “Não gos­ta­mos mui­to de fa­lar dis­to, que­re­mos é que as pes­so­as ve­nham e se di­vir­tam”, diz Cé­sar Mourão que, por cau­sa da te­le­vi­são é o ros­to mais co­nhe­ci­do dos três.




Tu­do co­me­çou em 1999 no Cha­pitô, a es­co­la de cir­co em Lis­boa, on­de Cé­sar Mou­rão, Ricar­do Pe­res e Car­los M. Cu­nha se en­con­tra­ram. “Hou­ve lo­go ali uma sin­to­nia, gostáva­mos do tra­ba­lho uns dos ou­tros”, lem­bram. A es­ta his­tó­ria há ain­da que acrescen­tar o bel­ga Bru­no De­cor­te, que na al­tu­ra ex­plo­ra­va o res­tau­ran­te na Cos­ta do Cas­te­lo, e que os de­sa­fi­ou a fa­ze­rem qual­quer coi­sa di­fe­ren­te pa­ra aque­le es­pa­ço: “Ele até cons­truiu um pal­co pe­que­ni­no no res­tau­ran­te, que ain­da lá es­tá, e in­ves­tiu em mi­cro­fo­nes e apa­re­lha­gens”, lem­bra Cé­sar Mou­rão. “O Bru­no fa­lou-nos de uns campeo­na­tos de im­pro­vi­sa­ção que ha­via na Bél­gi­ca e nós achá­mos pi­a­da ao con­cei­to. E o Ri­car­do ti­nha vin­do en­tu­si­as­ma­do de No­va Ior­que on­de ti­nha fei­to uns workshops de impro­vi­sa­ção. De­ci­di­mos ar­ris­car.”

Ar­ris­ca­ram. Dis­se­ram aos ami­gos e co­me­ça­ram a apre­sen­tar-se ali to­das as se­gun­das-feiras, que era o dia de fol­ga do res­tau­ran­te. De­pois, os ami­gos dis­se­ram aos ami­gos e, qua­se sem sa­ber co­mo, as pes­so­as co­me­ça­ram a apa­re­cer, a rir e a vol­tar, en­chen­do o pe­que­no es­pa­ço. “Aqui lo ti­nha umas es­ca­das em ca­ra­col e lem­bro-me de que hou­ve uma noi­te em que es­ta­va tan­ta gen­te que ha­via pes­so­as a en­tu­pir a es­ca­da. E nós que­ría­mos su­bir pa­ra ir pa­ra o pal­co e não con­se­guía­mos”, lem­bra Ri­car­do. Co­mo nin­guém os conhe­cia, eles bem pe­di­am li­cen­ça pa­ra su­bir mas não os dei­xa­vam pas­sar. Ha­via pessoas sen­ta­das em ci­ma das me­sas, no pal­co, a es­prei­tar pe­los in­ter­va­los dos degraus. “E is­to sem pu­bli­ci­da­de. Sem Fa­ce­bo­ok, que na­que­la al­tu­ra não ha­via”, diz César. “O má­xi­mo que ha­via era ir­mos à ja­ne­la e gri­tar pa­ra ter­mos pú­bli­co.” E não re­sis­te a fa­zer a pi­a­da: “Nós éra­mos co­mo o her­pes, era de bo­ca a bo­ca.”


Os três hu­mo­ris­tas per­ce­be­ram ime­di­a­ta­men­te o po­ten­ci­al do es­pe­tá­cu­lo. De tal for­ma que, des­de en­tão, nun­ca mais dei­xa­ram de fa­zer a Com­me­dia a la Car­te – pa­ram de vez em quan­do, mu­dam o es­pe­tá­cu­lo, mas o es­sen­ci­al man­tém-se. “Is­to es­tá mais apu­ra­do. Tem mais 15 anos em ci­ma. São 15 anos de ex­pe­ri­ên­cia. Já sa­be­mos do­mar me­lhor o públi­co, te­mos mais re­cur­sos, mais ca­pa­ci­da­des. Mas o es­sen­ci­al man­tém-se”, con­fir­ma Car los M. Cu­nha. O es­sen­ci­al são três ato­res que fa­zem hu­mor a par­tir das di­cas do pú­bli­co. Por exem­plo, no es­pe­tá­cu­lo que es­tá atu­al­men­te em ce­na, in­ti­tu­la­do Zap­ping, o te­ma é a te­le­vi­são e eles vão fa­zer vá­ri­os pro­gra­mas de te­le­vi­são – te­le­jor­nais, filmes, talk shows, etc. Qu­an­do o pivô tem de di­zer as no­tí­ci­as pe­de ao pú­bli­co que vá di­zen­do le­tras e é com es­sas le­tras que vai com­pon­do os sket­ches. Com a le­tra A: “Foi en­con­tra­do um ani­mal na bei­ra da es­tra­da.” Com a le­tra M: “Foi en­con­tra­da uma me­ni­na so­zi­nha em ca­sa.” Se fo­rem fa­zer um fil­me, os co­me­di­an­tes pe­dem aos espectadores que lhes di­gam quem são as per­so­na­gens e qual se­rá o gé­ne­ro do fil­me. E as­sim por di­an­te. Ao prin­cí­pio, as pes­so­as es­tra­nha­vam um bo­cado.

Car­los M. Cu­nha, Ri­car­do Pe­res e Cé­sar Mou­rão co­me­ça­ram a Com­me­dia a la Car­te há 15 anos do. Fi­ca­vam tí­mi­das. Não di­zi­am na­da. Ho­je já es­tão mais dis­po­ní­veis e ace­dem a ir ao pal­co com con­fi­an­ça. “Nun­ca ri­di­cu­la­ri­za­mos nin­guém”, ga­ran­tem. Pa­ra ca­da espetá­cu­lo de­fi­nem um te­ma e dis­cu­tem o ali­nha­men­to, “A par­tir daí não en­sai­a­mos mais na­da por­que não há mais na­da pa­ra en­sai­ar”, afir­ma Cé­sar. “No dia da es­treia, encontra­mo-nos meia ho­ra an­tes pa­ra ver se es­tá tu­do bem e va­mos jan­tar”, con­ta Ricar­do. Bom, não se­rá exa­ta­men­te as­sim, mas tam­bém não se­rá mui­to di­fe­ren­te dis­to. “Não po­de­mos en­sai­ar mui­to por­que o im­pro­vi­so en­sai­a­do nun­ca fun­ci­o­na”, ex­pli­ca Ricar­do. As de­ci­sões têm de ser to­ma­das em se­gun­dos, por is­so é pre­ci­so es­tar sem­pre aler­ta. Es­tar dis­po­ní­vel, ex­pli­ca Cé­sar. Es­sa é a re­gra de ou­ro. Os prin­cí­pi­os básicos da co­mé­dia de im­pro­vi­so são: an­tes de mais, ou­vir com mui­ta aten­ção o que os ou­tros es­tão a di­zer e, de­pois, acei­tar sem­pre as idei­as dos ou­tros e acres­cen­tar sem­pre qual­quer coi­sa. “A téc­ni­ca é es­ta. Nós sa­be­mos as regras mas, co­mo já te­mos mui­ta ex­pe­ri­ên­cia, es­ta­mos sem­pre a al­te­rar as re­gras pa­ra nos sur­pre­en­der­mos uns aos ou­tros.” Umas ve­zes fun­ci­o­na, ou­tras não. “O úni­co li­mi­te é o bom sen­so. O nos­so é um hu­mor de si­tu­a­ção, não fa­ze­mos um hu­mor po­lí­ti­co. Mas fa­zer­mos hu­mor so­bre tu­do, so­bre o nor­te e o sul, a re­li­gião, o que qui­ser­mos.”

Cla­ro que, nes­te mo­men­to, os três já têm a enor­me van­ta­gem de se co­nhe­ce­rem bem. Co­mo diz Cé­sar: “Nós so­mos ma­ri­dos e mu­lhe­res uns dos ou­tros. So­mos co­mo os ca­sais que já es­tão jun­tos há mui­to tem­po e aca­bam as fra­ses uns dos ou­tros. Sa­be­mos o que o ou­tro es­tá a pen­sar. Mas so­mos um ca­sal fe­liz por­que ain­da nos di­ver­ti­mos com is­to.” E enquan­to as­sim for não há mo­ti­vo pa­ra di­vór­cio.


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